quinta-feira, 6 de agosto de 2015

The day I got my VISA! :)

Oi pessoal!!! To aqui pra partilhar com vocês sobre a minha experiência ao tirar o visto. Antes de tudo, vou lembrar a quem nao sabe que eu moro em uma cidade no interior da Paraíba chamada Esperança. Então, dá pra saber que tirar o visto foi uma aventura hehe 

Como eu moro no Nordeste, agendei minha entrevista e o CASV para Recife, nos dias 5 e 6/08. Contudo, eu não tinha uma viva alma por mim em Recife, então acabei agendando duas diárias em uma pousada bem pertinho do consulado. Decidi por uma pousada perto do consulado por ser o dia mais tenso e que menos se deve atrasar, e na Pousada Villa Boa Vista ficamos a meros 10 minutos a pé do consulado. 

Como eu ia passar dois dias e meu CASV estava agendado para as 8:30 da manhã do dia 5, tive que viajar um dia antes. Digo que foi uma aventura pois eu nunca tinha ido pra Recife de ônibus, mas sabia que a rodoviária era beeem longe de onde eu ia ficar. No fim, tudo deu certo. 
No dia 5, fui logo cedo para o CASV, por volta das 8:00. Mesmo eles dizendo que só atenderiam 15 minutos antes, eles me atenderam as 8:00 e as 8:30 eu já estava de volta ao hotel (no fim do post vou explicar sobre as localizações e como chegar nos lugares em Recife). Quando eu voltei ao hotel, não tinha nadinha pra fazer, então esperei dar a hora do almoço e fui conhecer o lugar onde era o consulado. Saindo de lá, fui ao Shopping Boa Vista (15 min a pé do consulado) e almocei. Quando voltei pro hotel, fiquei com vontade de me aventurar pela cidade. Fui na Cultural Care de lá, que fica próximo ao shopping Recife. Conversei bastante com a Juliana, a representante da CC de lá e até fizemos uma selfie hehe. Na volta foi tudo tranquilo. Porém, a tensão com relação a entrevista aumentava. Hoje acordei beem antes do despertador (sou ansiosa demaaais), me arrumei, tomei café (quase não consigo comer) e as 8:30 eu fui para o Consulado. Lá, foi tudo tranquilo, E uma coisa que eu nunca tinha imaginado era que os atendentes que não fossem cônsul, seriam brasileiros (é óbvio né). Esperei uns 10 minutos depois de entrar, pois ainda nao era 9:00. As 9:00 em ponto, as entrevistas começaram a acontecer. A menina que estava na minha frente ia ser Au Pair também, pela APIA, coisa que eu descobri pq deu pra ouvir a entrevista dela todinha. A consul foi simpática e compreensiva quando ela escorregou no Inglês. Ouvir a entrevista dela foi muito tranquilizante pra mim, já que eu pude me preparar pro que vinha pra mim. Na minha vez, a consul foi muito simpatica, e fez basicamente as perguntas abaixo (não na seguinte ordem):

- O que você vai fazer nos EUA?
- Já trabalhou com crianças?
- Já falou com a família? Onde eles moram? O que os pais fazem? Quantas kids?
- Você trabalha?
- Você estuda? (essa ela fez no inicio e no meio da entrevista, acho que pra se certificar que eu estava falando a verdade)
- Com quem você mora?
- O que você vai estudar?

No meio da entrevista ela já me deu o papelzinho dos direitos. E só no fim mesmo que ela disse que tinha sido aprovado. Uma dica que eu dou é que voce treine em casa, porque voce pode gaguejar e ficar nervosa. Peça pra sua LCC lista de cursos ao redor de onde você vai morar, vai te ajudar a responder o que estudar. Eu disse que estudaria Inglês, mas um preparatório para o TOEFL, já que eu pretendo mesmo fazer a prova por lá. No fim de tudo, deu certo e eu fiquei muuuuuito mais leve. hehe Depois de tudo, fiz check out no hotel e vim pra Paraíba novamente. Foi muuito bom e tranquilo. 

Abaixo, algumas dicas pra quem vai tirar o visto em RECIFE:

A pousada que eu fiquei se chama Pousada Villa Boa Vista, tem como agendar no site deles (www.pousadavillaboavista.com.br) ou pelo Booking.com, que foi o que eu usei. Ela fica a uns 10 min do consulado: 
É beem fácil de chegar. Eu praticamente decorei esse mapa RSS

Com relação ao CASV, é perto mas nao dá pra ir a pé. Eu recomendo taxi, que na ida deu 15,00 e na volta 20,00 (pq na volta ele anda mais pra dar o contorno). Caso você queira sair da Pousada Villa Boa Vista e ir de ônibus, pode pegar o 041 - Aeroporto na Praça do Derby que passa em frente ao CASV. Na volta, você vai ter que atravessar a avenida do CASV, seguir por um bloco, atravessar a outra e pegar qualquer ônibus que passe na praça do Derby, muito fácil. Os valores dos ônibus variam (não sei pq), mas vai de 2,20 a uns 3,20 dependendo do que vc pegar. Mas tem o valor na frente do onibus, então é tranquilo. 


 Pro caso de você não saber onde ir comer, o Shopping Boa Vista tem praticamente todas as lanchonetes/restaurantes famosos (o print ta do Subway pq eu olhei no site deles pra ter certeza hehe)


Enfim, espero ter ajudado a quem precisar. Abaixo estão as minhas despesas totais com a viagem:

Pousada - 400,00
Taxi (rodoviária/pousada/casv/pousada/rodoviária) - 115,00
Alimentação - 27,00 
Ônibus Boa Viagem/Boa Vista - 5,00 
Ônibus de Campina Grande p/ Recife e vice versa - 104,00
Ônibus de Esperança para Campina Grande e vice versa - 10,00
Besteiras compradas em supermercado - 15,00 


10 comentários:

  1. Aeew!! 🎉 Que bom que deu tudo certo! Agora é só arrumar as malas hahaha Parabénss!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, foi uma graninha heim! :0 oh essa vida de au poor ne? haha mas claro que foi super worth it!! :)))
    fiquei mega feliz quando vi no facebook que tinha sido aprovado!
    agora, só embarcar e aproveitar guria!!

    beijos :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi viu Duda. E ainda bem que Recife é pertinho, pq se eu tivesse que pagar passagem de avião, ficaria falida de vez!

      Excluir
  3. OMG congratulations!!! now it's for real =] q maravilha q tudo ocorreu bem.. amei o post bem organizado.. e agora corre fazer as malas! Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn obrigada!!! tentei deixar organizado pra ajudar quem vai tirar visto por Recife tbm! :DD
      ja comecei a arrumar as malas hehe

      Excluir
  4. Parabéns Naura! Bom ver alguém falando sobre o consulado em Recife! Sou de Fortaleza e provavelmente vou fazer meu processo lá!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nuara!
    Parabéns!! Que legal! Tirar o visto deve ser bem tenso! Mas acho que vc fez certo ficar na pousada lá pertinho...deve ser bem ruim se atrasar! :/
    Agora só arrumar as malas né?! Haha!
    Beijinhos! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh com certeza. Ainda mais quabdo vc ta em uma cidade q n conhece e sozinha. Obrigada por estar me seguindo hehhe

      Excluir

Obrigada por comentar! Volte sempre :)