domingo, 22 de maio de 2016

Dicas para au pairs iniciantes - PARTE 2

Oi pessoal! Fiquei muito feliz em ver as visualizações do blog de novo (aeeee) e dessa vez tivemos mais comentários :D E como muita gente me pediu, vou dar mais umas dicas relacionadas a alguns tópicos que todo mundo fica em dúvida antes de vir:

1 - SKYPE COM A HOST FAMILY 

- Pergunte tudo! Mas comece pelas kids. Lembre-se que o Au Pair é antes de tudo um emprego. Então não comece o skype perguntando sobre carro/tempo off e etc. Pergunte se eles tem alergia/se tomam remédio, o que gostam de fazer durante o free time, se tem atividades depois da escola, o que fazem no verão... 
- Antes do skype, pense em tudo que você quer saber. O que vai te chatear se acontecer durante o intercâmbio? Trabalhar de fim de semana? Não ter carro? Não poder trazer amigos em casa? E guarde essas perguntas para um possível segundo skype ou caso o primeiro fique bem informal, lance essas perguntas.
- Pesquise sobre a cidade no google. Cheque questões como transporte público e o que há de legal pra fazer. 
- Pergunte coisas cara de pau, como: se tem internet, se seu quarto tem banheiro, onde fica, se tem cachorro e se ele vai sobrar pra vc, se tem que cozinhar... 
- Peça pra falar com a antiga au pair! Por mais que ela minta, pelo menos você fez seu papel de checar o background deles!

2 - O QUE LEVAR NA MALA

- Traga peças de acordo com a estação do ano que você vai encontrar aqui. Porque o resto você pode comprar depois.
- Não traga 32kg de mala. Pensa só: se vc ta vindo com isso tudo, quando for voltar vai levar 5 malas né? Sejam razoaveis, você vai querer comprar muita coisa aqui.
- Se for trazer comida, não precisa lotar a mala. Tem muito restaurante brasileiro por aqui, mas afinal de contas o objetivo do programa é intercâmbio cultural. Então trazer passatempo o suficiente pros 12 meses do ano não vai te deixar experimentar as coisas boas daqui. 
- Traga os documentos como RG/CPF. Se você perder seu passaporte eles vão ser uma mão na roda pra conseguir outro. 
- Prepare a mala de mão com roupas o suficiente pra dois dias caso sua mala seja extraviada. Nunca se sabe quando pode acontecer com você.
- Sobre dólares, eu creio que caso você não planeje comprar eletrônicos logo de início, $200 é mais do que suficiente. 

3 - CONVIVÊNCIA COM A HOST FAMILY 

- Nas primeiras semanas, reparem no estilo de vida deles. Dai você vai saber como agir quando algo de errado acontecer. Repare também qual dos hosts faz mais papel de "boss" pra você. É pra ele/ela que você deve pedir os favores ou conversar quando algo estiver errado com schedule e etc.
- Evite falar mal das kids pros hosts. Vamos e convenhamos: que pai/mãe gosta de reclamação dos filhos todos os dias? Eu só conto algo de errado caso seja realmente sério ou se proporcionar perigo para a minha vida ou dos outros kiddos.
- Se ver alguma coisa por fazer, faça. Se sujou, lave. Não espere pelos hosts pra te falarem algo. Mas caso eles estejam se "escorando" em você, faça apenas o que compete a você no tempo off.
- Procure deixar ambos hosts cientes dos seus planos. Caso vá viajar, visitar uma amiga numa cidade ao lado... sempre deixem eles informados. Afinal, querendo ou não eles são responsáveis por você aqui.
- Procure "hang around" por um tempinho depois que você ficar off. Nem que seja pra conversar sobre como foi seu dia. É isso que te faz criar laços com a HF e eles com você. Se você foge pro seu quarto assim que fica off, dá aquele ar de "apenas empregada".


Bom, por enquanto essas são as dicas que eu tenho pra dar pra quem está vindo. Mas a maior de todas é: VENHA COM A MENTE ABERTA! Seu ano pode ser maravilhoso ou não, e tudo depende de você. Se a família está se aproveitando, fala com a LCC, Program Director, Departament of State ou o diabo a sete. Aprenda a "stand up for yourself" porque se a sua lcc não te escuta, vai ter gente maior que ela querendo te ouvir. E faça o melhor que você puder pra viver o melhor do seu ano!

Boa sorte a todas que estão vindo! :D 

3 comentários:

Obrigada por comentar! Volte sempre :)