terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pedindo demissão + planejamento financeiro

Oi gente! 
Primeiramente gostaria de agradecer a todas que estão me seguindo aqui no blog. Ainda nem to online e já consegui 20 seguidoras entãaao, to muito feliz com isso! Saber que tem gente que gosta de ler o que eu posto aqui me dá forças pra continuar, pois não, ainda não estou 100% depois do desastre da minha prova do Detran, mas já consegui aceitar que tudo acontece quando Deus quer (valeu a força meninas!).
Outra coisa bem legal foi que o blog ultrapassou a marca das 1000 visualizações! Mais uma vez obrigada gente! 
Mas esse post não é pra eu ficar falando sobre isso, então vamos lá ao que interessa:



Esse mês eu comecei a receber minhas contas nos meus dois empregos. Em um, rolou acordo porque eu tinha carteira assinada há mais de um ano. No outro, só pedi demissão mesmo. Acontece que eu não estava contando com o dinheiro que ia vir com isso. E gente, é uma boladinha que ajuda bastante! Então um conselho: se você puder pedir com antecedência (se voce está on, peça assim que tiver o match) por causa da burocracia. 
Eu conversei com meu coordenador do curso de Inglês em Setembro, porque não quis me comprometer a ficar mais um semestre se eu pretendo ir no primeiro semestre pros EUA. Outro conselho: não deixe seu chefe na mão! Se você assim como eu é professora, lembre-se de que eles vão precisar contratar alguem. Se voce trabalha em outra coisa, dá pra esperar ter o match (creio eu) mas também é legal conversar com alguém pra saber dos seus direitos. Na outra escola que eu ensino, não pedi acordo pq o governo não dá dois seguro desemprego né :P Então deixei pra avisar agora em Novembro e indicar uma colega minha pra ficar no meu lugar. 

Então, relacionado a pedido de demissão eu aconselho:

- caso você esteja na empresa a mais de um ano, super vale a pena pedir um acordo. Quatro meses de seguro desemprego não é nada mal pra nós, au poors né?
- não deixe seus chefes na mão! avise com certa antecedencia e seja honesta sobre o porque voce decidiu sair.

Com relação ao planejamento financeiro:
Gente, comecem a juntar dinheiro assim que voces tomaram a decisão. Se você, assim como eu, não é mais sustentada pelos pais mas mora na casa deles (apesar de eu morar com meus tios hehe), quite o máximo de contas possivel e comece abrindo uma poupança. 
Eu juntava cerca de 50% do meu salário ia pra poupança e outros 50% eram pras minhas despesas. Se você juntar cerca de R$500,00 por uns 10 meses você terá R$5.000,00. Essa quantia será ótima se você tiver a CNH. Lembre-se que nesse intercambio não temos apenas a despesa do programa, mas também a documentação, malas, presentes, dólares e etc. Acho cinco mil é um começo REPITO pra quem tem CNH. Quem não tem, tem que se esforçar mais pois não terá apenas o dinheiro da cnh, terá possíveis retestes e etc. 

Por fim, meu conselho final é:
- Planeje-se! Faça anotações em um caderno com suas despesas. Depois disso, saiba quanto você vai tirar e colocar na poupança.
- Quando colocar o dinheiro na poupança, esqueça dele lá! Só se lembre pra cobrir as despesas do programa. 
- Junte quantos por cento você puder. Se depois de quitar suas dívidas voce puder aumentar sua porcentagem, aumente!
- E pense que esse dinheiro é mais uma conta a pagar.

Garanto pra vocês que quando você atinge o necessário pra pagar o programa, você fica muito feliz. Quando consegue o que paga o resto das coisas, você fica mais feliz ainda. O segredo de tudo é: PLANEJAMENTO!

Espero que tenham gostado das dicas. E desculpem pelo post enooooooooooorme.
Beijos pra todaaas! <3

11 comentários:

  1. Ai menina eu consigo juntar 200,00 por mês só. É pouquinho né? Mas, é que meu salário não dá pra nadaaaaaa hahah!!!
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pouquinho sim, mas acho q comecei assim... Depois que quitei o resto consegui aumentar muuuito a quantia!

      Excluir
  2. mt util o post, nuara! :) concordo que tem que avisar o chefe! deixar ele e os colegas de trabalho na mao é mt sacanagem rs
    parabens pelas 1000 visualizações ;) depois que estiver aqui nos eua nao pode parar de postar heim? hehe
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Duda.Porque avisando a gente mostra como é agradecida por ter passado o tempo que passou no emprego...
      E quando eu estiver ai nos EUA, ai é que eu estarei postando loucamente UASHASUHASU
      Beijos!

      Excluir
  3. Oii Nuara! ótimo post! eu economizei e ainda to economizando bastaaante! mas vai dar tudo certo!

    AHH e eu fiquei "online" essa semana, na verdade falta a Cultural Care me mandar uma senha lá pra eu poder ver as familias que entram no meu perfil e ainda falta eu mandar o video, que tá muito dificil gravar! 'o'

    e a CNH, já marcou novo exame?
    boa sorteee, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, economizar é essencial!
      Que bom que você ficou on! A senha chega com uma semana, pelo que eu sei...
      Marquei sim, será dia 22. To rezando que dessa vez de certo!

      Excluir
  4. Oii Nuara!
    Bem útil o post, realmente o planejamento ajuda e muito, é essencial. No começo eu estava conseguindo guardar bastante até, uns 300 por mês, mas no momento to guardando é nadaa haha mas ja tenho a maioria então ta beleza. E que bom heim, receber uma graninha nunca é demais haha

    Beijoo
    http://mayaupairnoseua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se vc já esta com mais da metade dá pra relaxar, se não ta conseguindo manter o ritmo (no fim do ano complica rssss). eu mesma só fiquei tranquila depois do dinheiro da rescisão hehe
      beijos!

      Excluir
  5. Oiiie Nuara,
    Adorei seu blog, e amei o post, é bem assim mesmo que tem que ser (me arrependo de não ter feito esse planejamento com antecedência, hoje estou me desesperando por falta de grana). Achei muito valida as dicas do emprego, eu estou nesta fase, já falei com meu chefe e tudo, estou esperando que façam um acordo comigo, se não estou perdida².
    Estou online pela APIA, e também conto minhas histórias no meu blog, passa e me segue também, já estou te seguindo ;)
    https://futureaupair2015.blogspot.com.br
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal que você gostou! Essa do emprego é assim mesmo, dependemos dos nossos chefes serem legais ou não :S
      Mas vai dar super certo vc vai ver. Vou seguir lá! Beijos

      Excluir
  6. Oiiiiii Nuara, tudo bem ??? Quanto tempo que eu não apareço aqui né menina que *_* rsrs
    Adorei o seu Post sobre investimento, e você esta certíssima !!!! Temos que nos planejar, e guardar cada centavinho para quando formos viajar =D assim não iremos passar por apuro *_*
    Eu tbm guardo 50% do meu salário ... e já consegui ajuntar uma boa grana ...
    Beijoss
    http://umaaupairengenheira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Volte sempre :)